Belo Horizonte 19-Nov-2017
   
Clique no vídeo para iniciar
--------------------------------------------------------------

Veja mais vídeos...

Cadastre para receber as nossas notícias



O que é Assédio Moral? PDF Imprimir E-mail
Assédio Moral é a exposição de trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias, em que predominam condutas negativas de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.
A vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada e desacreditada diante dos demais. Por medo do desemprego e da vergonha, somado à competitividade, alguns trabalhadores rompem os laços afetivos com a vítima e, freqüentemente, reproduzem as ações e atos do agressor, instaurando o “pacto da tolerância e do silêncio’ no coletivo, enquanto a vitima vai gradativamente se desestabilizando e “perdendo” sua auto-estima.
Os especialistas sobre a questão aconselham registrar todas as humilhações impingidas - com data, detalhes, forma, testemunhas, além de dar visibilidade ao assédio comentando com outras pessoas, colegas de trabalho. O profissional deve ainda procurar outras vítimas.